3 de abril de 2011

Chá de papinha

Quando começam os preparativos para a chegada de um bebê, temos que comprar roupinhas, móveis, um milhão de tric trics tecnológicos que prometem mundos e fundos e, claro, as fraldas. Para ajudar os futuros papais com o enxoval, são organizados os chás de bebê. Há uns anos, o chá virou de fralda, para amenizar os custos com esse produto essencial. Ok, eu sei que existe uma onda de propor a volta às fraldas de pano para pouparmos o planeta, mas eu posso falar com a propriedade de quem troca fraldas há quase dez meses: vamos salvar o planeta de outra forma, por favor!
Conheci uma vez um casal tão preocupado com as fraldas, que já tinha economizado mais de R$ 1.000 só para cobrir esse gasto e eles ainda estavam no quinto mês de gravidez! Só que fralda já não é mais um item tão caro. Bom, é caro, mas não pesa tanto assim. Gastamos no máximo R$ 150 por mês com isso, e olha que eu compro a top da marca mais cara que existe! Poderia economizar usando fraldas da mesma marca, mas um pouco mais simples, se quisesse.
O que a gente só descobre lá pelo sexto mês é que o caro mesmo é alimentar um bebê. Pelo menos se a ideia for proporcionar uma alimentação saudável e variada. Meus gastos com feira chegam a R$ 100 por semana! Sem contar a carne, o arroz, o macarrão e outros itens... Não, eu não compro nada banhado a ouro. O único luxo são os tomates e as folhagens orgânicos. O resto é batata, cenoura, berinjela, chuchu, beterraba, inhame, caqui, kiwi, manga, laranja, uva, abacaxi, melancia, maçã, pêra e banana. E essa não é a lista de itens ENTRE os quais eu escolho, essa é EXATAMENTE a minha lista de compras semanais!
Outra coisa que pesou no orçamento foi decidir pelas papinhas Nestlé no fim de semana. É que nós não paramos em casa no sábado e no domingo. Então, a opção de congelar a papinha durante a semana não deu certo. Quem conhece meus dotes culinários sabe que a opção de cozinhar para o Téo não foi considerada por uma questão de sobrevivência do menino. Depois de perder, esquecer e até derreter vários potes de comida congelada, eu desisti. Cada potinho pequeno custa na faixa de R$ 3,50. O médio custa quase R$ 5.
Meu pequeno glutão come por refeição, dependendo do apetite do dia, uns dois potes médios, ou três pequenos, ou até mesmo um grande e dois pequenos (o que equivale a 400gr! Mas vamos deixar esse assunto para outro post). Isso dá uma média de quase R$ 11 por refeição, sem falar na sobremesa. Se eu não tiver fruta perto, vai mais um potinho pequeno. Sendo assim, somando almoço e jantar, no sábado e no domingo, o gasto semanal chega a R$ 44 ou R$ 58 com a sobremesa!  Por isso, meu próximo filhote terá um chá de papinha Nestlé...
PS: Para que ninguém duvide que gasto com alimentação do filho é investimento, publico aqui um vídeo do Téo todo feliz depois de “devorar” um figo.

Um comentário:

  1. Que felicidade, ele come figo!!! Desculpa, colega, só penso na parte positiva nesse caso!

    ResponderExcluir

Comente e faça a blogueira feliz!