6 de junho de 2011

CQC: Quando a falta de assunto vira desculpa para estupidez e preconceito

Faz um bom tempo que não assisto a esse programa. Quando foi lançado, até acompanhei, achei engraçadinho, mas depois me cansei do “estilo”. Como em tudo na vida, respeito quem gosta, quem faz, quem assiste... Mas achei o cúmulo o programa em que os apresentadores de tal atração resolveram, na falta de assunto, fazer piada com a amamentação.
Soube pela Maria Clara, que compartilhou o link no twitter. Fiquei chocada com tamanha falta de noção dos senhores Rafinha Bastos, Marcelo Tas e Marco Luque. Tas, que é mais experiente, parecia perceber o absurdo dos comentários do tipo: “Que a mãe vá amamentar no banheiro!”. Gente, nenhum ser humano merece fazer suas refeições no banheiro. Quem dirá um bebê!
Será que é tão difícil assim ter bom senso para perceber algo assim? Ou será que o CQC perdeu a criatividade e resolveu apelar para o humor fácil dos comentários preconceituosos e estúpidos? Porque o show de asneiras continuou em um ataque aos peitos “murchos e caídos das mães”. Aos “peitos que precisam de joelheiras em vez de sutiãs”.
Meus senhores, vocês não estão falando da última capa da Playboy, e sim de mães, mulheres que acabaram de dar à luz e estão ALIMENTANDO seus filhos! Amamentação nada mais é que isso: alimentar um bebê. Muitas mulheres têm, sim, vergonha de expor o seio, que culturalmente tem um forte apelo sexual. Mas, por uma necessidade natural, precisam tirar o peito para fora sim, em qualquer lugar sim, a qualquer hora sim, pelo simples motivo de que o bebê tem fome e precisa comer.
Falando bobagens deste tipo, esses senhores irresponsáveis incentivam o pudor, a vergonha de um ato natural, e o preconceito que muitas mães já têm em relação à amamentação. Estão dando mais motivos para que muita gente pare de amamentar, negando aos bebês, que nascem sem ter nada a ver com isso, o direito de tomarem o alimento mais completo e saudável possível!
Vamos fazer assim: se o senhor Rafinha Bastos tem tanto nojo de seios e bebês mamando, que  feche os olhos, saia do ambiente em que uma mulher “com peitos murchos e caídos” tenta alimentar seu filho. E satisfaça seu desejo doente de ver a Gisele Bündchen amamentando com revistas masculinas. Porque só uma mente muito perturbada pode associar amamentação com desejo sexual. Nunca em minha experiência de mãe amamentando percebi qualquer olhar masculino para meus seios, seja de desejo ou reprovação. Ainda bem, só convivo com gente saudável e civilizada.
E, não, meus seios não caíram. Ficaram lindos e maravilhosos durante a amamentação. Não adianta dizer que estou simplesmente “vestindo a carapuça” para os comentários preconceituosos. O senhor perdeu a chance de desqualificar minha crítica usando a piada pronta “deve ser uma mãe gorda de peitos caídos”...

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, Katrine. É isso mesmo! Por que problematizar e rechear de preconceitos uma coisa tão natural? Gente, cadê as críticas positivas sobre problemas de verdade? Que mundo é esse em que a gente tem que defender a amamentação em público? Olha, até agora só uvi mulheres que amamentaram seus filhos com mamadeira dizerem que dá pra colocar um paninho e cobrir o pequeno na hora de mamar. Não estou criticando a mamadeira, mas critico o fato de darem um conselho sem saber. As crianças, na maioria, querem ver o mundo ao redor e não aceitam paninho! Querer cobrir-se é uma coisa, mas ter de cobrir é outra! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá
    já sigo seu blog há algum tempinho e gosto dos textos, bem escritos, leves e sempre interessantes.
    Também não consegui ficar alheia a essa palhaçada do CQC. Mãe de um pequeno de 5 meses, o amamento exclusivamente no peito quando e onde ele pedir.
    Li seu relato sobre o quanto se esforçou para manter a amamentação do seu Theo durante as aulas. Eu fiz curso para aprender a amamentar, sofri um pouco de dor no ínicio tb e agora, tiro de letra. E depois de todo nosso empenho, vem o cara fazer graça com a situação e me falar que fica ofendido de ver mães alimentarem seus filhos?!?!
    Incomodado?? Se muda!
    bjo grande!

    ResponderExcluir

Comente e faça a blogueira feliz!