4 de maio de 2011

Acabou-se o que era doce?

Esqueçam tudo que já falei aqui sobre a rotina de sono do Téo: nada funciona mais! Tem quase uma semana que o menino começou a ficar rebelde na hora de dormir. Não sei se é porque ele está crescendo, daqui a uma semana faz onze meses; não sei se sentiu alguma mudança na rotina, não sei... Só sei que o bebê não quer mais dormir.
Eu não percebi mudanças significativas. Ele janta, come fruta, toma banho, a babá me entrega ele, eu ponho no colo, dou água, ponho a chupeta, canto, coloco no berço, dou o travesseirinho e vou saindo. Aí ele chora. Chora muito! Berra! Volto lá e ele está em pé. Aí deito ele de novo, dou o travesseirinho, canto. Ele vira de bruços, fica na posição de engatinhar, vai até a barra do berço, fica em pé. Eu o deito e etc etc...
Quando ele começa a cansar, o ciclo se repete até a parte de ele ficar engatinhando no berço, mas eu o deito, e ele continua virando e ficando de gatinho. Pensei em sair, deixá-lo lá, engatinhando até cansar. Aí o menino berra. Chora de sair lágrimas! Volto, ponho a chupeta, deito, ele vira... Já tentei “vencê-lo” pelo cansaço: deitei ele de costas umas 39 vezes seguidas e ele continuava virando, incansável.
O que tem dado certo é deixar o bebê chorando um tempinho, uns cinco, dez minutos! Aí quando eu volto, ele está cansado e dorme. Mas essa alternativa é muito ruim! Além de partir o meu coração fazer essa “maldade” com ele, acho que deve afetar a qualidade de sono deixar o menino tão irritado logo antes de dormir.
Juro que dá vontade de colocá-lo na minha cama até adormecer. Mas acho que aí ele vai ter conseguido me manipular totalmente e tudo que tenho feito até hoje para criar uma rotina de sono estará perdido. Por isso me esforço para que essa “fase” passe e Téo volte a dormir tranquilamente. Vamos acompanhar...
Yuri acha que ele está assim porque descobriu tardiamente a “capacidade” de ficar em pé no berço e agora quer experimentar isso a todo custo. Ele já ficava em pé sozinho há mais de um mês em tudo que é canto, mas não sabia que dava para repetir a “façanha” no bercinho. Aí parece que ele se sente na “obrigação” de fazer isso. É um palpite. Alguém tem outra sugestão?

4 comentários:

  1. Já leu " Nana, Nenê" (do Eduard Estivill)? Tem gente que é profundamente contra o método dele, mas acabei de ler o livro (é rapidinho)e achei o cara até bem humano. Uma amiga diz que salvou a vida dela e que nao houve trauma nenhum. Segundo o autor, essa tortura (pros pais) de ouvir o bebe chorando por 10 minutos dura uns 3 dias, se o metodo for aplicado corretamente. E o Téo ja tem feito isso mesmo, nao? beijos

    ResponderExcluir
  2. Já vi esse livro no consultório da minha pediatra, mas Téo era tão bonzinho! Tudo funcionava tão bem com ele! Achoq ue vou comprar o livro, pode ser uma boa...
    Hoje estou tentando outra coisa também: ele não estava querendo cochilar à tarde, aí desisti de tentar e deixei que ele fosse pro parquinho. Vai que ele está é com menos necessidade de dormir, né? Já tem quase um ano! Vamos ver...
    Bjs e valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. BEm-vinda ao meu mundo! Olha, no meu caso, João só faz o quer mesmo. A gente apresenta as possibilidades e ele escolhe uma, hahaha. Mas o fato é que, pra ele, nunca resolveu chorar. Já deixamos chorando algumas vezes e essa história de três dias aqui em casa não funcionou. Daí, decidimos desistir. Afinal, até quando ele iria chorar sozinho? Agora, pra ele dormir à tarde, a babá passeia no sling (comigo ele quer só mamar); e à noite eu estou dando mamá e depois coloco-o na cama. Ele engatinha, pula, rola, canta, faz tudo até cansar e dorme. Foi o jeito que achei para que ele não mamasse até dormir e que não fosse tão traumático pra nós.
    Boa sorte aí. Beijos

    ResponderExcluir

Comente e faça a blogueira feliz!